quarta-feira, 11 de março de 2009

FSC - Regras Básicas











 




FEDERAÇÃO SERRANA DE CROQUET


  CROQUET BRASILEIRO




 


 

 


 



REGRAS BÁSICAS E COMPLEMENTARES


 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

REGRAS BÁSICAS

1) Sequência para saída:


O competidor que mais se aproximar da baliza 01 será o último a sair e o que ficar mais longe será o primeiro.


 

2) Cada competidor terá 3 tentativas para passar no ARO 02.

 

3) A bola do adversário somente poderá ser tocada uma vez por rodada. Caso contrário perde-se a vez.

 

4) Na “roletada” a bola do jogador adversário deve ser movimentada obrigatoriamente.

 

5) Na “criquetada” a bola do jogador da vez fica presa sob o pé e não pode ser movimentada. Caso contrário perde-se a vez.

 

6) A passagem sob cada aro, no sentido normal, dá direito a uma tacada extra.

 

7) Tocar na bola do adversário da direito a duas tacadas extras.

 

8) Acumula-se no máximo 03 tacadas extras nos seguintes casos:

8.1. Quando se atinge duas bolas numa tacada só.


8.2. Quando se passa um aro e ao mesmo tempo se atinge uma bola na seqüência.


8.3. Quando se atinge uma bola e ao mesmo tempo passa-se um aro da sequência.

 

09) Proibido dar palpitesREVOGADO.

 

10) As rodadas podem ser definidas por tempo determinado ou até o primeiro jogador atingir a última baliza. Sugestão de tempo: 30 a 45 minutos.

 

11) Pontuação: JÁ ALTERADO

        6 jogadores      5 jogadores      4 jogadores      03 jogadores


1o         10                        8                        6                        4


2o         8                          6                        4                        2


3o         6                          4                        2                        1


4o         4                          2                        1


5o         2                          1


6o         1


 


 

REGRAS COMPLEMENTARES




1) JOGOS COMEÇANDO ANTES DO ALMOÇO:


Havendo “quorum”: 03 competidores – início: 10:00h.




2) JOGOS À TARDE


Havendo “quorum”: 03 competidores – início: 16:00h




3) OCORRÊNCIA DE DÚVIDAS:


Os competidores decidem sem interferência dos interessados.




4) PASSAR O ARO E VOLTAR


Considerado passado - Quando ficar claramente evidenciado por pelo menos 02 competidores. Todo competidor tem o direito e dever de chamar a atenção de pelo menos dois competidores próximos à jogada, do contrário VER REGRA 05.




5) VALIDAÇÃO DAS JOGADAS:


Para cada jogada deve-se ter no mínimo dois competidores observando todas jogadas. Caso contrário valerá a palavra do jogador da vez e de quem estiver acompanhando.




6) PASSAGEM DO CENTRO


Passado o 1º Aro e saindo pelas laterais, o jogador poderá entrar por qualquer lado, laterais ou no aro já passado.




7) ESBARRAR O TACO NA BOLA


Na sua bola ou na de qualquer adversário - Perde-se a vez.




8) DESCARTES (Campeonatos Longos – acima de 05 rodadas)


Serão descartados 25% do total de pontos de cada jogador.




9) PERDA DE ESPORTIVIDADE


Será analisada e julgada por todos os jogadores, exceto o envolvido, e poderá implicar na perda de 5 pontos.




10) CRIQUETADA E ROLETADA


O jogador NÃO pode pegar na bola para mudar a posição da mesma após largá-la. Caso ainda não tenha largado a bola pode-se mudar de posição.




11) ANTECIPAÇÃO DE JOGADA e ATROPELO DE JOGADA:


Penalidade para ambos jogadores. O primeiro será punido porque perdeu a vez e o segundo que se antecipou não joga a próxima.




No caso do atropelo o infrator só será punido se o jogador da vez alertar a tempo, isto é, entre a 1a e 2a tacada do infrator. Neste caso as bolas retornam para a posição que se encontravam e o infrator perde sua vez.


 

12) INÍCIO DE UMA JOGADA ANTES DA CONCLUSÃO DA ANTERIOR:

Retorno às posições para que o da vez conclua sua jogada, não há penalidade uma vez que a jogada ainda não havia sido concluída.


 

13) TACADA INICIAL

Distância igual ou menor que o tamanho da base do taco em relação a baliza, de qualquer um dos lados da baliza.


 

14) LINHA

Linha é campo em qualquer situação. Quando a bola correr na linha e sair, a mesma retornará para o campo na perpendicular do ponto de saída.


 

15) NÚMERO DE PARTIDAS POR ETAPA:

Serão 05(cinco) por ETAPA. Caso não se complete as 05 partidas numa etapa, na etapa seguinte termina-se a etapa anterior e só depois se começa a próxima.


 

16) Nº DE PARTIDAS E TEMPO TOTAL DE JOGO/DIA – LIMITES

Os limites de nº de partidas por etapa são: mínimo 04 e máximo 06.


Os limites de tempo por etapa são: mínimo 04 e máximo 06 horas.


Obs: Os limites só serão alterados por motivos de força maior, julgados por todos os componentes.




17) ADIAMENTOS:


Após marcada a data de uma etapa, cada competidor poderá


solicitar o adiamento da mesma apenas e somente uma vez.




18) PASSAGEM DO ARO 15: (VERSÃO 2.0)


Após UM COMPETIDOR passar o aro 15, somente esse, na sequência da sua jogada, ainda poderá tentar atingir outro adversário qualquer mais próximo. No entanto a partir desse momento todos os demais e ele próprio, na qualidade de líder, só poderão tentar atingir o segundo mais próximo não podendo, portanto, atingir o competidor que se aproximar intencionalmente ou não.




Vale lembrar que a regra só será válida a partir do momento em que um competidor cruzar o aro 15. Antes disto fica valendo tudo.




Punição – Caso um competidor atinja o mais próximo, após a passagem do ARO 15, esse perde a vez e manten-se as bolas na situação em que ficou.




19) CRIQUETADA


Caso algum competidor, ao tentar uma CRIQUETADA, esbarre com seu taco na sua bola ou na bola dos adversários e as mesmas se movam, será considerado jogada efetuada. Segue o próximo da vez.




20) COMPLEMENTO DA REGRA 18:


Estando o jogo na situação da regra 18, na hipótese de um competidor optar por passar um aro, permanecerá a mesma regra, ou seja, o competidor não poderá tentar atingir a bola do adversário mais próximo após essa passagem.




Conclusão: quando o objetivo for atingir uma bola essa não poderá ser a mais próxima mesmo que o competidor tenha passado diversos aros.


 




Brasília-DF, 11 de setembro de 2003.






ESTA VERSÃO SUBSTITUE A VERSÃO DE 14 de setembro de 2002.






DIRETORIA:


Jair / Gondiberto / Ricardo / Aliomar / Lúcio




ASSOCIADOS:


Robério / Roberto / Gondiberto H. / Matheus / Márcio


4 comentários:

  1. achei um kit com tacos e algumas bolas aqui na minha escola e hoje pesquisando descobri que são de croquet.

    As crinças jogam bastante, mas da seguinte forma: colocam as "ferraduras" (assim eles chamam)espalhadas pela pracinha e fincam um bastão ao final de uma das ferraduras. cada um joga com uma "marreta" e com uma bola. Eles estipulam um percurso e as bolas tem que passar por dentro as ferraduras e chegar e tocar no bastão. cada um joga uma vez e ganha quem chegar primeiro ao bastão.
    Ninguém os ensinou, eu gostaria de pelo menos explicar como funciona as regras básicas oficiais para que eles as conheçam pelo menos e quem sabe realizar um torneio no recreio porque esse jogo é bem popular entre os pequenos.

    Se pudessem um tópico tipo como se joga, para quem é analfabeto no esporte, porque eu li as regras e quase não entendi nada.

    abraço aos croqueteiros

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  2. é parece um esporte fácil, podem colocar as regras simplificadas e explicar termos como "roleteada e croqueteada"

    valeu

    att. diego telles model

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  3. se eu acho croquet muito legal

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