FEDERAÇÃO SERRANA DE CROQUET
CROQUET BRASILEIRO
REGRAS BÁSICAS E COMPLEMENTARES
REGRAS BÁSICAS
1) Sequência para saída:
O competidor que mais se aproximar da baliza 01 será o último a sair e o que ficar mais longe será o primeiro.
8.1. Quando se atinge duas bolas numa tacada só.
8.2. Quando se passa um aro e ao mesmo tempo se atinge uma bola na seqüência.
6 jogadores 5 jogadores 4 jogadores 03 jogadores
1o 10 8 6 4
2o 8 6 4 2
3o 6 4 2 1
4o 4 2 1
5o 2 1
6o 1
REGRAS COMPLEMENTARES
1) JOGOS COMEÇANDO ANTES DO ALMOÇO:
Havendo “quorum”: 03 competidores – início: 10:00h.
2) JOGOS À TARDE
Havendo “quorum”: 03 competidores – início: 16:00h
3) OCORRÊNCIA DE DÚVIDAS:
Os competidores decidem sem interferência dos interessados.
4) PASSAR O ARO E VOLTAR
Considerado passado - Quando ficar claramente evidenciado por pelo menos 02 competidores. Todo competidor tem o direito e dever de chamar a atenção de pelo menos dois competidores próximos à jogada, do contrário VER REGRA 05.
5) VALIDAÇÃO DAS JOGADAS:
Para cada jogada deve-se ter no mínimo dois competidores observando todas jogadas. Caso contrário valerá a palavra do jogador da vez e de quem estiver acompanhando.
6) PASSAGEM DO CENTRO
Passado o 1º Aro e saindo pelas laterais, o jogador poderá entrar por qualquer lado, laterais ou no aro já passado.
7) ESBARRAR O TACO NA BOLA
Na sua bola ou na de qualquer adversário - Perde-se a vez.
8) DESCARTES (Campeonatos Longos – acima de 05 rodadas)
Serão descartados 25% do total de pontos de cada jogador.
9) PERDA DE ESPORTIVIDADE
Será analisada e julgada por todos os jogadores, exceto o envolvido, e poderá implicar na perda de 5 pontos.
10) CRIQUETADA E ROLETADA
O jogador NÃO pode pegar na bola para mudar a posição da mesma após largá-la. Caso ainda não tenha largado a bola pode-se mudar de posição.
11) ANTECIPAÇÃO DE JOGADA e ATROPELO DE JOGADA:
Penalidade para ambos jogadores. O primeiro será punido porque perdeu a vez e o segundo que se antecipou não joga a próxima.
No caso do atropelo o infrator só será punido se o jogador da vez alertar a tempo, isto é, entre a 1a e 2a tacada do infrator. Neste caso as bolas retornam para a posição que se encontravam e o infrator perde sua vez.
Retorno às posições para que o da vez conclua sua jogada, não há penalidade uma vez que a jogada ainda não havia sido concluída.
Distância igual ou menor que o tamanho da base do taco em relação a baliza, de qualquer um dos lados da baliza.
Linha é campo em qualquer situação. Quando a bola correr na linha e sair, a mesma retornará para o campo na perpendicular do ponto de saída.
Serão 05(cinco) por ETAPA. Caso não se complete as 05 partidas numa etapa, na etapa seguinte termina-se a etapa anterior e só depois se começa a próxima.
Os limites de nº de partidas por etapa são: mínimo 04 e máximo 06.
Os limites de tempo por etapa são: mínimo 04 e máximo 06 horas.
Obs: Os limites só serão alterados por motivos de força maior, julgados por todos os componentes.
17) ADIAMENTOS:
Após marcada a data de uma etapa, cada competidor poderá
solicitar o adiamento da mesma apenas e somente uma vez.
18) PASSAGEM DO ARO 15: (VERSÃO 2.0)
Após UM COMPETIDOR passar o aro 15, somente esse, na sequência da sua jogada, ainda poderá tentar atingir outro adversário qualquer mais próximo. No entanto a partir desse momento todos os demais e ele próprio, na qualidade de líder, só poderão tentar atingir o segundo mais próximo não podendo, portanto, atingir o competidor que se aproximar intencionalmente ou não.
Vale lembrar que a regra só será válida a partir do momento em que um competidor cruzar o aro 15. Antes disto fica valendo tudo.
Punição – Caso um competidor atinja o mais próximo, após a passagem do ARO 15, esse perde a vez e manten-se as bolas na situação em que ficou.
19) CRIQUETADA
Caso algum competidor, ao tentar uma CRIQUETADA, esbarre com seu taco na sua bola ou na bola dos adversários e as mesmas se movam, será considerado jogada efetuada. Segue o próximo da vez.
20) COMPLEMENTO DA REGRA 18:
Estando o jogo na situação da regra 18, na hipótese de um competidor optar por passar um aro, permanecerá a mesma regra, ou seja, o competidor não poderá tentar atingir a bola do adversário mais próximo após essa passagem.
Conclusão: quando o objetivo for atingir uma bola essa não poderá ser a mais próxima mesmo que o competidor tenha passado diversos aros.
Brasília-DF, 11 de setembro de 2003.
ESTA VERSÃO SUBSTITUE A VERSÃO DE 14 de setembro de 2002.
DIRETORIA:
Jair / Gondiberto / Ricardo / Aliomar / Lúcio
ASSOCIADOS:
Robério / Roberto / Gondiberto H. / Matheus / Márcio
achei um kit com tacos e algumas bolas aqui na minha escola e hoje pesquisando descobri que são de croquet.
ResponderExcluirAs crinças jogam bastante, mas da seguinte forma: colocam as "ferraduras" (assim eles chamam)espalhadas pela pracinha e fincam um bastão ao final de uma das ferraduras. cada um joga com uma "marreta" e com uma bola. Eles estipulam um percurso e as bolas tem que passar por dentro as ferraduras e chegar e tocar no bastão. cada um joga uma vez e ganha quem chegar primeiro ao bastão.
Ninguém os ensinou, eu gostaria de pelo menos explicar como funciona as regras básicas oficiais para que eles as conheçam pelo menos e quem sabe realizar um torneio no recreio porque esse jogo é bem popular entre os pequenos.
Se pudessem um tópico tipo como se joga, para quem é analfabeto no esporte, porque eu li as regras e quase não entendi nada.
abraço aos croqueteiros
é parece um esporte fácil, podem colocar as regras simplificadas e explicar termos como "roleteada e croqueteada"
ResponderExcluirvaleu
att. diego telles model
se eu acho croquet muito legal
ResponderExcluirSlots Casinos Near Me - MapyRO
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